A “cobertura” da festa do Oscar pelo Twitter brasileiro neste domingo se assemelhou muito a uma final de Campeonato Brasileiro. Torcedores dos dois “times”, no caso os pró-Petra Costa e os contrários, duelaram até por volta das 23h, quando foi anunciado que Democracia em Vertigem não levou o prêmio.
Políticos se prepararam até para lives em razão do resultado! O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, não perdeu a viagem e postou seu vídeo consolatório mesmo diante da derrota do documentário que trata do impeachment de Dilma Rousseff.
Parabéns @petracostal e toda equipe pelo excelente trabalho com o seu #DemocraciaEmVertigem que agora ganhará o mundo e denuncia o que acontece no Brasil desde o golpe de 2016! pic.twitter.com/EarSomKwKx
— Humberto Costa (@senadorhumberto) February 10, 2020
Bolsonaristas tripudiaram sobre o resultado adverso emulando as manchetes quando da derrota do Flamengo no Mundial interclubes. “Petra jogou de igual para igual” e variações da brincadeira pipocaram nas TLs com variações quando o Oscar para American Factory foi anunciado.
Democracia Em Vertigem perdeu.
Isso significa que o designer que passou horas alterando aquela imagem das armas gastou tempo à toa.
Eu, como estagiário, me solidarizo com esse designer. pic.twitter.com/J4mP3U8qfE
— Mov. Brasil Livre (@MBLivre) February 10, 2020
Justamente por isso, os bolsonaristas saíram com um travo amargo: o filme que venceu Petra Costa é produzido pelo casal Barack e Michele Obama. O ex-presidente norte-americano também estava ligado no Twitter, e comemorou o resultado logo após a entrega da estatueta.
Congrats to Julia and Steven, the filmmakers behind American Factory, for telling such a complex, moving story about the very human consequences of wrenching economic change. Glad to see two talented and downright good people take home the Oscar for Higher Ground’s first release. https://t.co/W4AZ68iWoY
— Barack Obama (@BarackObama) February 10, 2020