Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Nova Zelândia afirma estar livre do coronavírus

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

A Nova Zelândia afirma estar livre do novo coronavírus. Por isso, nesta segunda-feira, 8, o país suspendeu todas as restrições sociais e econômicas, exceto os controles de fronteira.

A primeira-ministra da NOva Zelândia, Jacinda Ardern. Foto: Reprodução/Twitter

Há 17 dias não há registro de novos pacientes infectados pela covid-19 no país. Na última semana, somente um caso continuava ativo. Ao todo, a Nova Zelândia teve 1.154 infectados e 22 mortes em uma população estimada em 5 milhões de habitantes.

“Embora o trabalho não esteja concluído, não há como negar que este é um marco. Obrigada, Nova Zelândia”, disse a primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, em entrevista coletiva. “Estamos confiantes de que eliminamos a transmissão do vírus na Nova Zelândia por enquanto, mas a eliminação não é por acaso, é um esforço sustentado”, completou. Ela anunciou que o país está passando ao nível de alerta 1, o que significa que eventos públicos e privados podem ocorrer sem restrições. O comércio e o setor turístico poderão operar normalmente, bem como o transporte público será retomado.

Ao longo da crise provocada pela covid-19, a postura da primeira-ministra tem sido elogiada. Durante sete semanas, ela decretou um forte esquema de isolamento social no país.