Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Novo PGR deve ser homem e ser indicado na quinta, diz Bolsonaro

Equipe BR Político

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, até quinta-feira, 5, ele deve anunciar o nome do indicado para assumir a Procuradoria-Geral da República (PGR). Recentemente, o presidente havia afirmado estar entre três nomes. “A criança deve nascer até quinta”, disse.

O presidente Jair Bolsonaro afirma que indicação para Procuradoria-Geral da República deve sair até quinta (5)

Foto: Wilton/Estadão

Bolsonaro disse nesta terça-feira, 3, que o escolhido sairá do “bolo” de candidatos que o visitaram nas últimas semanas. Até agora, Bolsonaro recebeu pelo menos oito candidatos. Bolsonaro descartou ainda indicar o subprocurador da República Alcides Martins, que deve assumir interinamente e por período indeterminado após 17 de setembro, quando termina o mandato de Dodge. Não há um prazo certo entre a indicação do presidente e a votação desse nome no Senado.

O suspense, no entanto continua. Ele não quis adiantar o nome, apenas indicou que o próximo PGR será homem. O que já tira do jogo a atual chefe do cargo, Raquel Dodge. “Tem que tirar nota 7 em tudo e ser alinhado comigo”, afirmou. Segundo ele, o escolhido, seja qual for, vai “apanhar”, apenas por ter sido escolhido por ele.

O presidente também comparou alguns cargos do governo com um jogo de xadrez para demonstrar qual é a importância que ele atribuiu ao líder do MPF. “Eu sou o rei, os ministros são os bispos, como a Tereza Cristina (Agricultura), por exemplo. E o PGR é a dama”, disse. Questionado sobre que função teria neste jogo o ministro Sergio Moro (Justiça), o presidente respondeu: “Ele seria a torre”, disse em café da manhã com jornalistas da Folha, no Palácio do Alvorada.