Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

OMS lista critérios para países que querem sair da quarentena

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, listou, nesta sexta-feira, 10, seis medidas que devem ser observadas pelos países que se preparam para deixar as medidas de quarentena.

“Eu sei que alguns países já estão planejando uma transição para abandonar a quarentena. A OMS quer ver o fim das restrições tanto quanto qualquer um. Mas, ao mesmo tempo, retirar as restrições muito rápido pode levar a um ressurgimento mortal (da pandemia). A saída pode ser tão perigosa quanto à entrada se não for gerenciada adequadamente”, disse.

Os critérios que devem ser observados antes da transição são: É necessário ter a transmissão da doença sob controle no país; estar com os serviços de saúde em funcionamento e disponíveis; minimizar os riscos de surto em locais de internação; adoção massiva de medidas preventivas em locais de trabalho, escolas e outros locais essenciais; estar apto a administrar casos que venham a ser importados; e manter a comunidade completamente informada e engajada durante a transição.

“Eu não poderia ser mais enfático sobre isso”, afirmou Tedros antes de pontuar o último item. E completou: “Cada pessoa tem, individualmente, um papel importante durante essa pandemia.” O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, realizada por videoconferência, transmitida desde Genebra, na Suíça.

Tudo o que sabemos sobre:

OMSquarentenacritérios