Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

OMS não crê em vacinação ampla contra covid antes de meados de 2021

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não espera que haja vacinação em massa contra a covid-19 até meados do ano que vem, afirmou, nesta sexta-feira, 4, a porta-voz da entidade, Margaret Harris. “Realmente não estamos esperando ver uma vacinação ampla até meados do ano que vem”, disse durante coletiva de imprensa.

Foto: Wilton Junior/Estadão

Margaret enfatizou a importância de que sejam feitas checagens rigorosas em relação à eficácia e à segurança das vacinas em desenvolvimento. Atualmente, o Brasil tem três grandes parcerias em busca de vacina. Segundo a porta-voz, nenhum dos medicamentos que estão em testes clínicos avançados demonstrou, até aqui, sinais claros de eficácia em um nível mínimo de 50% buscado pela OMS.

“Esta Fase 3 (de testes clínicos) tem que ser mais longa, porque precisamos ver quão realmente protetora a vacina é e também precisamos ver quão segura ela é”, disse Margaret.

Hoje, o mundo superou o número de 26 milhões de contaminados pelo novo coronavírus. De acordo com dados divulgados pela OMS, de ontem para hoje foram registrados 237,104 novos pacientes infectados, totalizando 26.121.999. Nas últimas 24, 5.488 novos óbitos foram contabilizados, elevando o total de vítimas fatais para 864,618.

Tudo o que sabemos sobre:

OMSvacina2021vacinação em massao