Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Opinião Ideia Big Data: O Trending Topics do Brasil real

Equipe BR Político

Por Moriael Paiva*

No fim de maio o “placar” da Internet trazia mais um numerão daqueles que já estamos acostumamos a ouvir: 60 mil menções em apoio à nova Previdência.

Em campo, mais uma vez, o time pró-governo e o time de oposição brigando por posições em trending topics, em número de comentários e em compartilhamentos para cá. Era só mais um round na batalha de torcidas política nas redes.

Enquanto isso, o assunto mais comentado das redes estava bem longe de Brasília e do Congresso Nacional. O casamento do influenciador digital Carlinhos Maia liderava os números no Instagram, Facebook e até no Twitter, que conta com 8 milhões de usuários no Brasil, território preferido de quem acompanha a política. Mais de 100 mil menções no mesmo período citado acima.

Carlinhos Maia? Mas quem é esse tal de Carlinhos Maia? Provavelmente você também nunca ouviu falar. Estrela do Instagram – conhecido como “Rei do Stories”, ele é o mais visualizado do Brasil e também mais um personagem de um Brasil hiperconectado e com mil assuntos diferentes ao mesmo tempo: bom exemplo de que sua timeline não é o termômetro do Brasil. Da mesma forma que o placar do trending topics só serve para contar para os amigos e não representa um pensamento “geral”.

A Internet é cheia de canais, gostos e perfis. Por mais que o canal ligado na política esteja constantemente replicado na imprensa, milhares de outros espaços detém uma audiência significativa no dia a dia das pessoas.

Já no início do mês de junho, análise do IDEIA Big Data nas redes sociais trouxe um volume de mais de 268 mil menções sobre o tema “Previdência”. Ao mesmo tempo, o tema “Neymar” passava de 1 milhão de menções nas redes.

Antes que alguém tente julgar este artigo por comparar a importância dos temas Carlinhos Maia, Neymar e reforma da Previdência, vale lembrar a importância e o significado dos acontecimentos. Muito além de ser somente o casamento de um influencer ou a nova encrenca do nosso craque são fatos que englobam uma temática maior. O caso do Carlinhos: casamento entre pessoas do mesmo sexo. Já Neymar: violência contra a mulher, machismo ou até o risco de uma eventual falsa acusação para a causa feminina. Ambos temas amplamente discutidos nas redes sociais todos os dias.

Enfim, não é difícil perceber que governantes, políticos e seus times de apoiadores tem usado um tempo precioso nas redes em uma disputa apenas de quem grita mais alto. Estar nos trending topics, ter mais seguidores, compartilhamentos ou qualquer outro número, seguramente, é menos relevante que entender e participar de conversas que importam também nos canais do Brasil real. É onde a atenção está e, sem dúvida, é onde todo político deveria estar também.

* É publicitário, tem 20 anos de experiência no mercado de comunicação digital. Foi pioneiro no uso de mídias digitais no segmento político. É Vice-Presidente de Digital do IDEIA Big Data.

Tudo o que sabemos sobre:

Ideia Big Data