Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Para 51%, Bolsonaro atrapalha mais do que ajuda no combate à covid-19

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Para 51% da população, a atuação do presidente Jair Bolsonaro mais tem atrapalhado do que ajudado no combate à pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 3, pelo Datafolha.

O presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro Foto: Isac Nóbrega/PR

Em meio a uma crise entre as orientações do Planalto e a dos governos dos Estados, a atuação dos governadores também foi avaliada pela pesquisa. 1.511 pessoas, por telefone, entre 1º de abril e hoje. O levantamento tem margem de erro de três pontos porcentuais.

Os que aprovam as gestões dos governadores são 58% ante 55% na pesquisa anterior, feita entre 18 e 20 de março. Os que reprovam as gestões dos governadores são os mesmos 16% da pesquisa anterior e os que avaliam o trabalho de seus governadores como regular são 23% agora ante 28% na última rodada. As gestões estaduais mais bem avaliadas são as do Nordeste (64% de aprovação), do Norte e do Centro-Oeste (61% de aprovação nas duas regiões).

Entre os chefes dos Executivos estaduais, as orientações de isolamento social decretadas pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recebem aprovação de 57% dos entrevistados. Enquanto 32% entendem as orientações do governador como erradas. 11% não sabem.