Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Marcelo de Moraes

Petistas pedem ao TCU que recomende manutenção de compra de vacinas

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Parlamentares de esquerda estão tentando reverter a decisão do presidente Jair Bolsonaro de suspender a compra de vacinas do Instituto Butantan. Onze congressistas assinaram um pedido para o Tribunal de Contas da União (TCU) avaliar uma recomendação ao Poder Executivo para retomar o acordo que visava aquisição de doses da vacina chinesa coronavac. No pedido, os parlamentares argumentam que seria necessária uma determinação cautelar que mantenha os recursos alocados pelo Ministério da Saúde.

O governador João Doria e o diretor do Instituto Butantan durante coletiva de imprensa no Congresso. Foto: Governo de SP

“Recomendam as boas práticas de gestão governamental a antevisão e a adoção prévia de medidas que podem ser mais um caminho de eficácia e prontidão no atendimento aos governados”, dizem os parlamentares. “Essa garantia virá com tantas adesões a vacinas contra o coronavírus SARS CoV-2 quanto possíveis, de modo que, mais uma possibilidade de parceria é prenúncio de maior alcance de imunidade, por viabilizar maior acesso quantitativo – em doses – à vacinação.”

A petição é assinada pelos senadores Rogério Carvalho (PT-SE), Humberto Costa (PT-PE), Jaques Wagner (PT-BA), Jean Paul Prates (PT-RN), Paulo Paim (PT-RS), Paulo Rocha (PT-PA), Zenaide Maia (PROS-RN) e pelos deputados Alexandre Padilha (PT-SP), Erika Kokay (PT-DF) e Zeca Dirceu (PT-PR).

Tudo o que sabemos sobre:

TCUvacinas