Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Presidente diz que ‘ganhou’ de Doria após paralisação de testes de vacina

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Na manhã seguinte ao anúncio da paralisação dos testes com a vacina da farmacêutica chinesa Sinvac em parceria com o Instituto Butantan, o presidente Jair Bolsonaro exaltou nesta terça, 10, pelo Twitter, ações do Ministério da Ciência e Tecnologia no combate à pandemia. Ele respondeu a um usuário que “ganhou” do governador João Doria (PSDB-SP). “Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Dória queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O Presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”, escreveu.

A morte à qual o presidente faz referência não tem relação com o teste do imunizante, disse o diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Abaixo as ações do MCTIC:

Baseado nas diretrizes da Redevirus, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o @mctic: 1. Buscou entre 2000 medicamentos e encontrou a Nitazoxanida como remédio de reposição, cientificamente demonstrado no tratamento precoce da covid que reduz a carga viral.

2. Está realizando testes clínicos para verificar a vacina BCG em 1000 profissionais de saúde como uma maneira preventiva do COVID, reforçando o sistema imunológico.

3. Desenvolveu reagentes nacionais e Testes diagnósticos sem reagentes.

4. Testou plasma convalescente em pacientes para tratamento avançado.

5. Faz testes em todo o Brasil para monitorar o sequenciamento genético e mutações do vírus para garantir eficiência da vacina nacional.

6. Investe em pesquisa para conhecer a patogênese da doença.

7. Investe em 15 protocolos de vacinas nacionais e uma delas já está em fase de testes clínicos com humanos.

8. Aumentou 13 laboratórios de campanha e 14 laboratórios de Nível de biosegurança 2 foram transformados em nível de bioseguranca 3.

9. Desenvolveu tecnologia de ventiladores pulmonares 100% nacionais, dando independência ao Brasil de importações.

10. Desenvolve diversas inovações como cremes profiláticas, bioreagentes nacionais para álcool em gel, diversos testes clínicos, etc.

11. O Ministro @Astro_Pontes e o Presidente @jairbolsonaro trabalham, desde fevereiro, ao lado da ciência, no combate ao COVID-19.”