Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Presidente diz que só mostra resultados de testes para covid-19 se AGU perder recurso

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que só apresentará os resultados de seus exames para o novo coronavírus, caso a Advocacia-Geral da União (AGU) perca recurso na Justiça que garanta sua intimidade.

O presidente Jair Bolsonaro em frente ao Alvorada na manhã desta quinta

O presidente Jair Bolsonaro em frente ao Alvorada na manhã desta quinta Foto: Reprodução/Youtube

“A Advocacia-Geral da União (AGU) deve ter recorrido. E se nós perdermos o recurso, daí vai ser apresentado. E vou me sentir violentado. A lei vale para o presidente e para o mais humilde cidadão brasileiro”, declarou Bolsonaro nesta quinta-feira, 30.

Em maio, após retornar de viagem aos EUA integrantes da comitiva presidencial testaram positivo para covid-19. Hoje se encerra o prazo concedido pela Justiça Federal à União para que fossem apresentados os exames realizados pelo presidente. Na segunda, 27, por decisão da juíza Ana Lúcia Petri Betto, o Estadão conseguiu na Justiça o direito de obter os testes de covid-19 feitos por Bolsonaro. Também corre na Câmara o prazo de 30 dias, a partir de 15 de abril, para que o presidente apresente os dois resultados.

“Você sabe que tem uma lei que garante a intimidade, né? Se nós dois estivermos com uma doença grave, não somos obrigados a divulgar o laudo. Essa é uma lei e lei vale para todo mundo”, afirmou.

Antes mesmo de ser oficialmente notificada, a AGU enviou à Justiça Federal de São Paulo uma manifestação em que se opõe à divulgação do resultado do exame de Bolsonaro. Em seis páginas, a AGU diz que o pedido deve ser negado, sob a alegação de que a “intimidade e a privacidade são direitos individuais”. Procurado, o Planalto disse que não iria se manifestar.

“Da minha parte, não tem problema mostrar (o resultado), mas eu quero mostrar que eu tenho o direito de não mostrar. Pra que isso? Daqui a pouco quer saber se eu sou virgem ou não, vou ter de apresentar exame de virgindade para você. Dá positivo ou negativo, o que vocês acham aí?”, disse o presidente na ocasião.