Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

PSB pede convocação de Marcos Pontes para explicar situação do Inpe

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

A bancada do PSB da Câmara apresentou um requerimento de convocação do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para explicar os recentes movimentos do órgão e os motivos pelos quais ele está com um diretor interino há quase um ano. Desde a saída de Ricardo Galvão em agosto de 2019, o órgão não teve ninguém nomeado para o cargo. 

O ministro da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcos Pontes, na Câmara dos Deputados

O ministro da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcos Pontes, na Câmara dos Deputados. Foto: Gabriela Biló/Estadão

Galvão foi exonerado após a divulgação pelo órgão de dados e alertas sobre o crescimento do desmatamento. O cientista foi acusado pelo presidente Jair Bolsonaro de querer “sujar” a imagem do País. Na segunda-feira, 13, depois da divulgação de mais dados preocupantes sobre o desmatamento da Amazônia, que atingiu um recorde de cinco anos em junho, Pontes exonerou a pesquisadora responsável pelo trabalho de monitoramento do devastação florestal da Amazônia. 

O líder do PSB na Câmara, deputado Alessandro Molon (RJ), anunciou o pedido de convocação do ministro nas redes sociais nesta terça-feira, 14. “O governo precisa entender a urgência da preservação da Amazônia, pelo meio ambiente e pela nossa economia!”, escreveu.