Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Secom usa Tio Sam tupiniquim em campanha na rede

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) usou a imagem do Tio Sam para anunciar uma medida de governo a favor da transparência na prestação de contas de Estados e municípios. O símbolo, que foi abrasileirado em verde e amarelo, vai ao encontro da atual política externa brasileira de alinhamento aos Estados Unidos.

A postagem trata da suspensão do sigilo bancário das operações envolvendo recursos públicos federais. O anúncio pede a ajuda dos brasileiros na fiscalização, assim como a imagem estadunidense convocara os norte-americanos para a Primeira Guerra Mundial. “Todo cidadão brasileiro pode fazer a diferença na luta contra a corrupção”, escreveu o perfil no Twitter nesta terça, 5.

O professor de Relações Internacionais da UFMG, Dawisson Belém Lopes, se diz surpreso, pois nunca vira antes um Estado querer ser um outro Estado. “Há aquele transtorno em que o indivíduo tenta ‘apropriar-se’ da personalidade do outro. Nunca tinha visto isso entre Estados nacionais, territoriais e soberanos. Nunca nem tinha ouvido falar. Até que Tio Sã, com vestes patrióticas, apareceu”, comentou .