Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

STJ elege ministros Mauro Campbell Marques e Raul Araújo para o TSE

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Em sessão virtual na noite de quinta-feira, 20, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) escolheu o ministro Mauro Campbell Marques para ocupar vaga de membro efetivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em substituição ao ministro Og Fernandes, que encerra seu mandato na corte eleitoral em 30 de agosto. Neste ano, o TSE vive um de seus maiores desafios: a realização das eleições municipais em meio à pandemia da covid-19.

Vista aérea do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Dida Sampaio/Estadão

Marques é ministro do STJ desde 2008 e integra, atualmente, a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma do tribunal.

O Pleno aprovou ainda o nome do ministro Raul Araújo como membro substituto para o TSE, em decorrência da indicação do ministro Mauro Campbell para a vaga de titular. Araújo está na corte desde maio de 2010

Raul Araújo nasceu em Fortaleza e foi empossado no STJ em 2010, onde atua na Corte Especial, na Segunda Seção e na Quarta Turma. Ambos os ministros foram escolhidos por aclamação.

Composição

O TSE é formado por sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF) –  entre eles o presidente da corte, além de dois ministros do STJ. Completam o tribunal dois advogados, nomeados pelo presidente da República a partir de uma lista fornecida pelo STF.​

 

Tudo o que sabemos sobre:

STFTSESTJ