Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Todo o Estado de SP passa para fase amarela da pandemia

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta, 11, que todo o Estado de São Paulo está na fase 3 amarela do Plano São Paulo de quarentena contra o novo coronavírus. Na nova atualização do plano, avançaram de fase a região de Ribeirão Preto, que volta à fase 3 amarela, e a de Franca, que avança pela primeira vez. Não houve nenhum retrocesso. A nova classificação passa a valer a partir de sábado, 12.

Governador João Doria (PSDB), em entrevista coletiva, no Palácio dos Bandeirantes Foto: Governo do Estado de SP/Divulgação

Doria, no entanto, alertou. “Mas, se houver piora significativa, haverá a regressão imediata para a faixa vermelha. Não haverá retorno para a fase a laranja, o que aumenta a responsabilidade de prefeitos.”

O Estado de São Paulo contabiliza hoje 882.809 casos confirmados e 32.338 mortes pela covid-19. A taxa de ocupação em leitos de UTI no Estado é de 52,5%, uma das mais baixas desde o início da pandemia. Esse índice é de 52,2% na Grande São Paulo. Em todo o Estado, há 4.556 pacientes em leitos de UTI, entre casos confirmados e suspeitos. Já em leitos de enfermaria são 6.075 pacientes. Ainda de acordo com o balanço, 724.142 pessoas se recuperaram da doença.

No plano paulista de combate à pandemia, há cinco fases: a 1, que retrata o pior cenário, é vermelha; fase 2, laranja; fase 3, amarela; fase 4, verde; e fase 5, azul.

Tudo o que sabemos sobre:

pandemiaSão Paulocoronavírus