Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

Trump anuncia início da retirada formal dos EUA da OMS

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Em anúncio ao Congresso americano e à Organização das Nações Unidas nesta terça-feira, 7, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que iniciou o processo de retirada formal do país da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ONU confirmou que recebeu o documento. Com a notificação, inicia o prazo de um ano para a conclusão da saída.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Foto: Evan Vucci/AP Photo

O senador democrata Robert Menendez publicou sobre o aviso ao Congresso americano nas redes sociais e emendou uma crítica à decisão. “O Congresso recebeu a notificação de que o presidente retirou oficialmente os EUA da OMS no meio de uma pandemia”, afirmou. “Chamar a resposta de Trump à Covid de caótica e incoerente é pouco. Isso não vai proteger as vidas ou interesses dos americanos. Vai deixar os americanos doentes e o país sozinho”, escreveu o senador.

Trump tem repetidamente criticado a OMS desde o início da pandemia e anunciou no fim de maio que os EUA sairiam da organização. Na ocasião, afirmou que o dinheiro destinado à entidade será realocado para outras iniciativas globais de saúde pública. Em abril, Trump já havia suspendido a verba à OMS.

Tudo o que sabemos sobre:

Donald TrumpOMScoronavírus