Imagem da Vera Magalhães e Marcelo de Moraes

por Marcelo de Moraes

Vacina Sputnik V tem eficácia de 95%, diz Rússia

Equipe BR Político

Exclusivo para assinantes

Representantes do governo russo e do Instituto Gamaleya anunciaram nesta terça-feira, 24, que a vacina Sputnik V apresentou em teste eficácia acima de 95% após a segunda dose. Com apenas uma dose, a eficiência é de 91,4%. A vacina contra a covid-19 é aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias.

Batizada ‘Sputnik V’, vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Rússia foi a primeira a ser registrada no mundo Foto: Russian Direct Investment Fund (RDIF)/Handout via REUTERS

Em agosto, o Estado do Paraná fechou acordo de cooperação técnica com o Instituto Gamaleya.

Os resultados foram obtidos com base na análise de dados de 18.794 voluntários, que receberam as duas doses da vacina (ou do placebo). Ao todo, 40 mil voluntários participam da análise de fase três. Os dados ainda não foram publicados em revista revisada por pares, informou o Estadão.

Preço

No último domingo, 22, a conta de Twitter oficial da Sputnik V afirmou que o preço do imunizante “será muito mais baixo” do que os dos desenvolvidos pelas farmacêuticas Pfizer e Moderna –ambas norte-americanas. Todas as vacinas, incluindo a russa, requerem duas doses.